quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TV DIGITAL:FALTOU COMBINAR COM O ZAGUEIRO

Esse talvez tenha sido o maior deboche do ano. A chegada da TV digital no Brasil. Alardeada como grade novidade e solução para a mesmice e ,muitas vezes, baixa qualidade do conteúdo de TV no Brasil, a tal TV digital ainda não disse a que veio. Querem até “relançar” o bicho pois avalia-se que não pegou ainda. A TV digital, do jeito que chegou, chegou tarde, é quase obsoleta pois a internet já faz tudo o que ela prometia e nem cumpriu. Faltou combinar com fabricantes de TV e de set-up boxes, faltou combinar com o telespectador se ele estava a fim de gastar uma graninha pra ver a novela um pouco mais bonita. Faltou, principalmente, combinar com quem cria e produz tv. Faltou colocar o pessoal do conteúdo pra falar. É isso mesmo, já repararam que a TV digital só tava na boca dos técnicos e políticos
Mas todo mundo se esqueceu de consultar os que fazem a TV. Pois o entusiasmo com a TV digital por parte de quem produz é muito pequeno. Ok, as imagens ficam mais definidas mas o programa, esse continua igual.
Ah, mas tem a interatividade. Ok, mas por enquanto são poucas as idéias. E as que existem requerem investimento.Sem contar que nem todo mundo quer interagir e a interatividade sozinha não resolve o problema da criatividade do conteúdo de TV. Pra mim a coisa mais legal do sinal digital vai ser a mobilidade, a portabilidade. Mas isso também demora e , além de ter que combinar com um monte de zagueiro, não será para todos.
No médio prazo a gente (quer dizer vcs 3 aí que têm o set up box) vai ter que se acostumar com um arremedo de revolução: a TV digital já consegue fazer vc armazenar programação (as receitas da Ana Maria Braga) e empurrar um monte de informação em formato de texto!!! Não é sensacional?
Pra quem esperava (pois foi quase essa a promessa) que a TVda sala ia se transformar naquela telona do Minority Report, não.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Zico!
Bom, fiz meu TCC no ano passado sobre a tal TV DIGITAL INTERATIVA e deu pra ver que quase tudo não passou de blábláblá!
Na verdade o alarde foi tão grande quanto ao da TV Pública que lançaram e que não disse ainda a que veio....
Ou seja, de comunicação e de TV eles não entendem nada.... mas se tivessem falado com o zagueiro - se bem que nem de futebol estão mais entendendo...

TONY GOES disse...

Oi Ziquim! Parabéns pelo belíssimo blog. Já fiz um post comentando lá no meu, depois passa lá pra ver. Sua audiência vai bombar, hahaha.

Ah, e tira essa verificação de palavras aí embaixo que é muito chato. Melhor moderar.

bjs na família

Pavinatto disse...

Olá, Zico.

Sou amigo do Tony e cheguei ao seu blog pela indicação feita no blog dele. Gostei demais dos 3 textos e aviso que já estou lhe adicionando à minha lista de "favoritos", pois sua página virtual tem um "q" muito importante pra mim: conteúdo informativo e reflexivo.

"Vâmo" que "vâmo"!

Abs.

Anônimo disse...

Essa papagaiada de interatividade só pegou no mundo (Europa, pois nos EUA ninguém faz questão disso) com o que interessa: múltiplas câmeras e dados em eventos esportivos. O resto não dá certo. Comprar pela TV, marcar coisas pela TV, nada disso é importante e não é essa a função da TV.

E a internet ainda não tem vídeos em HD. E pq os profissionais de TV não tem vontade de produzir pelo menos em widescreen, é estranhissimo. Em HD, então... Trabalham em TV, mas não gostam de TV.

No dia que houver mais oferta de conteúdo em HD e mesmo assim as pessoas não assistirem, aí se pode falar que foi um fracasso. Enquanto isso, tem emissora grande aí que tem 1 hora por semana de programação em HD... Aí, não dá.

Anônimo disse...

Voltamos a uma questão que nos incomoda há tempos, o chamado (por você) "pulo do gato". Temos o "gato", mas ele fica ali, preguiçoso, jogado em cima de uma almofada cafona, esperando a próxima lata de atum em conserva.Eu me inquieto, sim. Estou atrás de alguma coisa, sempre! E você, tenho certeza, não se acomoda. Vamos aprontar alguma. Estou sempre disposto. E você sabe disso. Parabéns pela guinada, pelo blog, pela atitude. Tamuzaí! Abraxx.

Anônimo disse...

athletes considerate sortina flood copying iwath lothian power corporate alone press
semelokertes marchimundui