segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

Fui convidado recentemente a integrar o conselho
do projeto CRIANÇA E CONSUMO
do instituto ALANA (
http://www.alana.org.br/).
O projeto tem objetivo bem ambicioso: proibir toda e qualquer publidade para crianças.
Parece radical demais mas a ONG têm razão. O objetivo é proteger as crianças.
A questão carece no mínimo de regulamentação.
Por aqui poucos se preocupam em proteger os direitos dos pequenos (desconhecem até a existência de leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente).
Os riscos mais óbvios no caso do abuso da publicidade infantil têm sido estudados e debatidos: precocidade sexual, consumismo descontrolado ,obesidade infantil. Deu na Folha hoje: "Banir propagandas levaria a queda de obesidade infantil".
Segundo pesquisa publicada no norteamericano Journal of Law &Economics, sem comerciais de porcaritos em geral haveria uma redução de 18% de crianças obesas na faixa de 3 a 11 anos e 14% na faixa de 12 a 18 nos EUA.
Ok, a pub e a tv também são espelhos da sociedade. Mas quando o assunto é a formação dessa mesma sociedade devem assumir a responsabilidade .
Ok, os pais também têm culpa nisso mas ficam impotentes diante do poder da enxurrada de mensagens muitas vezes manipulativas.
Outro dia fui ver para crer. Assisti com meus filhos a um filme no CARTOON NETWORK, tv paga, bons desenhos e filmes, coisa fina. Para meu espanto os breaks comerciais do filme não tinham nem 3, nem 4 minutos, como de praxe. Tinham 8 MINUTOS!!!! Eram 16 MENSAGENS PUBLICITÁRIAS vendendo todo tipo de brinquedo e porcaritos comestíveis.

É de doer.



ps: imagem emprestada do blog de pat feldman

3 comentários:

Anônimo disse...

Zico, parabéns pelo BLOG!
Nem preciso dizer que o texto está excelente! 8 minutos é tempo demais!
É por tudo isso que aproveito o espaço para divulgar o documentário abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=rW-ii0Qh9JQ
Bjs, Isabella Henriques.

Anônimo disse...

Zico querido,
Esse blog vai ser um arraso ! Adorei
bjs
lulu e Sofia Macedo

Anônimo disse...

Sem comentários...devemos levantar uma bandeira de definir essas propagandas como contra-propaganda imediatamente, ou seja, fez propaganda para atingir meu filho vai para uma lista negra pessoal. Acho que inclusive o ALANA poderia divulgar o nome das empresas que fazem MKT para criança para os pais consultarem antes de comprar um presente. A sociedade tem condições de levantar uma bandeira contra isso.

abs e parabéns.