quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CIDADE BURRRA

Quase todos elogiamos o projeto CIDADE LIMPA da prefeitura paulistana.
Tiraram as propagandas e devolveram as fachadas das casas e prédios. Legal. A poluição visual diminuiu muito e a cidade ficou quase limpa. Mas continua burra.
A mídia externa institucional é muito ruim. Placas de trânsito, sinalização em aeroportos, rodoviárias, estacões de metrô e pontos de ônibus são totalmente confusas. Além de abusar dos erros de português (incrível como ninguém consegue usar direito a crase!!!) a comunicação é quase caótica. Pra pegar o ônibus certo, só perguntando ao motorista. Pra acertar a saída do metrô mais conveniente, só chutando. E pra não errar os caminhos, o melhor é conhecê-los de cor. Se não souber,vai se dar mal. Deve ser norma colocar placas em pontos em que é impossível avistá-las antes de tomar a decisão de contrariá-las e aí o trajeto já era
O sujeito que não é de São Paulo, então, está ferrado. Mesmo na marginais que escoam tráfego para diversas estradas as placas, na sua enorme maioria, só mostram o nome das estradas (deve ser só aqui que as estradas têm nome) e não o destino a que elas levam. É só Regis Bittencourt (quem foi esse cara?) faixa 2, Castello Branco à direita, Dutra, 2km.Um saco.
Talvez o negócio seja fazer como os portugueses. Ser super literal pra não dar margem a erros(embora eles dêem margem a muita risada). Como aquela placa de imobiliária( é verdade) que dizia: "Vende-se esse terreno e outros muitos melhores do que esse." Ou como essa simpática frase num ônibus de Lisboa que não deixa dúvidas sobre a disposição de seus ocupantes :

3 comentários:

Ivy Farias disse...

O Regis Bittencourt foi um engenheiro importante, eu acho. O que eu acho que falta aqui são aquelas plaquinhas que tem em Paris, explicando quem é o fulano em questão ou com uma linha porque a rua tem aquele nome. Uma dúvida que eu tenho é: Turiassu ou Turiaçu? Tem as duas grafias na rua!

Anônimo disse...

Sem falar nas placas que desaparecem do nada ! Você está indo por um caminho indicado por uma placa, ela manda virar a direita, você vira, ai ela manda seguir reto , você segue e ai ela não aparece mais !
Ae Zico !

Unknown disse...

muito bom o texto. bijinhos.